Um Encontro Inesquecível
Há quarenta anos, eu estava usando um dos maiores chapéus que você já viu. Com cerca de um milhão de botões nas costas do meu vestido de noiva de estilo vitoriano, caminhei em direção ao meu futuro marido. Ele estava vestido de branco, e seu sorriso me deixou sem fôlego. Finalmente, após anos de espera, eu seria sua esposa.


Steve e eu nos conhecemos quando eu ainda estava no ensino médio. Ao voltar da faculdade, Steve frequentava a igreja onde eu estudava em uma escola cristã. Lembro-me da paixão que sentia pelo cara mais velho que era a ‘novidade’ no departamento de adultos solteiros. As garotas de vinte e poucos anos estavam de olho nele, mas eu era jovem demais para que Steve me notasse.
Caminhos Cruzados
Por um tempo, não vi Steve. Mas uma noite, ao chegar ao ginásio para torcer pelo nosso time de basquete, vi o Mustang Mach 1 de 1969 de Steve. Sem dúvida, era o carro dele. Meu coração disparou ao saber que veria o homem por quem meu coração ansiava.
Quando entrei no ginásio, Steve estava correndo em minha direção para fazer uma bandeja. Ele estava jogando no time de ex-alunos da sua escola. Em um momento, nossos olhares se cruzaram. Steve me deu uma piscadela e depois correu pela quadra para continuar o jogo.
A Realidade do Casamento
No nosso casamento, recitamos os votos que escrevemos e desfrutamos do dia mais doce com familiares e amigos. Então, Steve me levou para uma maravilhosa lua de mel de um mês explorando os parques nacionais.
Após a lua de mel, nos estabelecemos na vida de casados. No entanto, logo ficou claro que eu estava despreparada para ser a esposa que desejava ser, a esposa que pretendia ser quando caminhei pelo corredor com meu enorme chapéu branco. Talvez você se identifique?
Desafios e Aprendizados
Steve e eu trabalhávamos em tempo integral. Isso significava que eu chegava em casa todas as noites para fazer o jantar e lavar suas roupas de trabalho sujas. Lembro-me de estar incrivelmente cansada e irritada. Um dia, estava na cozinha removendo gelo do freezer que estava tentando descongelar.
Steve estava na garagem trabalhando no carro. Seu irmão tinha vindo ajudar. Eles estavam rindo e se divertindo. Quanto mais ouvia suas risadas, mais forte eu batia no gelo. E quanto mais batia, mais ressentida ficava, pois ser esposa, para mim, significava trabalhar duro e não me divertir muito.
Buscando Orientação
Logo, minhas lágrimas começaram a cair. Eu não gostava da esposa que estava me tornando. Eu havia prometido ser a melhor amiga de Steve, sua torcedora, amante e confidente. No entanto, ali estava eu, ofendida pelo homem que adorava. E essa realização me assustou.
Minha família tem um histórico de casamentos desfeitos. A maioria se desfez por causa de ressentimentos acumulados por expectativas não atendidas. Mesmo tendo prometido não ser uma esposa que guardava registros dos erros do marido, caí na armadilha familiar de fazer exatamente isso.
A Influência de Mentores
Sabia que precisava de ajuda. Mas para onde me voltaria? Como Tito 2 convida mulheres mais velhas a ensinar as mais jovens a amar seus maridos, decidi encontrar algumas amigas de Tito 2 de quem pudesse aprender. A melhor forma de encontrar uma mentora foi na nossa família da igreja. Trabalhar com o grupo de jovens nos deu oportunidades de observar os casamentos dos pais dos nossos adolescentes.
Observei o casal que se sentava junto na igreja, que andava de mãos dadas até os carros, e os casais que riam juntos, genuinamente parecendo desfrutar da companhia um do outro. Então, Steve e eu cultivamos amizades com esses casais. Eles foram acolhedores, genuínos e pareciam gostar de responder às nossas perguntas sobre casamento e família.
Aprendendo com Casais Felizes
Até hoje, estou certa de que nossas amizades com aqueles casais mais velhos foram o que Deus usou para transformar nosso relacionamento em um casamento sem arrependimentos. Então, o que aprendemos com esses casais? Em nosso livro, ‘The Marriage Mentor’, você encontrará segredos de casamento que aprendemos com casais felizes. Vamos explorar alguns, certo?
Em mais de 30 anos de ministério, Steve e eu aconselhamos inúmeros casais. Durante nossas sessões de aconselhamento pré-marital de seis semanas, alertamos os casais sobre o perigo de se ofenderem por expectativas não atendidas. Explicamos que muitas vezes a razão pela qual se ofendem pode não ser o verdadeiro problema.
Compreendendo as Diferenças
Unidade não significa que você precisa concordar em todas as questões da vida. No livro ‘What Did You Expect’, o autor Paul David Tripp diz: ‘A unidade no casamento não é o resultado da semelhança… Deus projetou que você se casasse com alguém diferente de você. A unidade é, ao contrário, o resultado do que marido e mulher fazem diante das inevitáveis diferenças… Quanto mais você olha para seu cônjuge e vê a marca dos dedos de Deus… mais será capaz de resistir à tentação de tentar refazê-lo à sua própria imagem… Quanto mais você vê a beleza divina… nas diferenças entre vocês, menos se irritará com elas.’
Ao celebrar a marca de Deus sobre seu cônjuge, você estará preparado para implementar o próximo insight que aprendi com casais felizes.
Amor e Graça
O modo como você se apaixonou por seu cônjuge estava todo em sua mente. Sério, você pensou em todas as coisas que ama nele. Considerou o sorriso, a risada e relembrou doces memórias da última vez que estiveram juntos.
Primeira Coríntios 13:7 diz: ‘O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.’
Acreditar em todas as coisas significa ‘acreditar no melhor sobre’. O amor genuíno escolhe acreditar no melhor sobre os outros. E Deus pode lhe dar a força para amar assim.
A Importância da Bondade
Você é gentil? Não quero dizer se você é simpático com o carteiro. É fácil ser gentil com pessoas que você vê de passagem. Mas, em geral, você tem uma disposição gentil com seu cônjuge e família? Talvez uma pergunta melhor seja: seu cônjuge acha que você é gentil?
Lembro-me de uma temporada em que não fui gentil. Ouvi chamarem de ‘os anos não amigáveis’ para mulheres na casa dos trinta. No ano em que completei 29, tive nosso terceiro filho. Estávamos vivendo em uma pequena casa no meio do nada durante a fase do meu marido de, ‘Ei, querida, vamos vender tudo, ficar sem dívidas e morar em uma casa minúscula.’
Amor a Cristo Acima de Tudo
Quando os líderes religiosos perguntaram a Jesus qual era a prioridade da vida, Ele respondeu: ‘Você deve amar o Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente e com toda a sua força’ (Marcos 12:30).
O segundo mandamento que Jesus deu é: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’
Então, aqui está a chave para amar bem seu cônjuge. Que comece com você. Aprenda a amar a Deus com todo o seu ser. Deus sabe que até amarmos a Ele com tudo o que somos, não podemos amar os outros com Seu amor altruísta.
Remind yourself that you and your spouse are both imperfect people in need of grace-filled love.
| Segredo | Descrição |
|---|---|
| Compreensão | Aceitar as diferenças inevitáveis e ver a beleza nelas. |
| Amor e Graça | Acreditar no melhor sobre o cônjuge e oferecer amor genuíno. |
| Bondade | Manter uma disposição gentil e amorosa em casa. |
| Amor a Cristo | Colocar Deus em primeiro lugar para amar o cônjuge de maneira altruísta. |
Fonte: www.drjamesdobson.org

